quinta-feira, 10 de maio de 2018

XIII CPPV na Comunicação Social - 2.maio.2018

Concurso de Piano revela talentos

Por José Peixoto

O XIII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, organizado pela Associação Pró-Música, continua a revelar talentos. O palco do Auditório Municipal recebeu 46 jovens pianistas de todo o país, que tentavam deliciar o ouvido e convencer os jurados: Sofia Lourenço (Presidente do Júri), Luís Pipa, Fausto Neves e Seghei Covalenco.
Numa sessão que contou com a presença do vice-presidente da Câmara e vereador da Cultura, Luís Diamantino, foram entregues mais de duas dezenas de Diplomas, em seis categorias, e nove Menções Honrosas. Na categoria A (até aos 8 anos), venceu Clara Lima; na B (até aos 10), Leonor Teixeira, sendo o 3.º prémio atribuído ao poveiro João Bento; na C (até aos 13) não houve vencedor tendo sido atribuídos ao 2.º e 3.º lugar três prémios. Os poveiros Eduardo Luís Loureiro e João Pedro Vieira arrecadaram, respetivamente, o 2.º e 3.º lugar.
Na Categoria D (até às 16), Duarte Soares; Categoria E (até aos 19), Leonor Moisés; na Categoria F (até aos 24) também não houve vencedor tendo sido atribuído a Francisco de Oliveira Seabra e Manuel Morais o 2.º lugar. Destaque ainda para a Menção Honrosa atribuída aos poveiros Vicente Marques Ferreira e António Ribeiro Narciso.
A Melhor interpretação da Peça Portuguesa, que é simbolizada pela réplica de "O Pianista", uma escultura do Artista Afonso Pinhão Ferreira, foi atribuída a Francisco de Oliveira Seabra, que deu a sua melhor sonoridade à peça de Fernando Lopes-Graça - Glosa X.
O Concurso de Piano da Póvoa de Varzim tem granjeado um enorme prestígio e o seu grau de exigência tem trazido cada vez mais interessados em interpretar os seus sonhos.

Notícia disponível In: A Voz da Póvoa/Reportagem, edição impressa de 2.5.2018