quarta-feira, 3 de maio de 2017

XII CPPV na Comunicação Social - 3.maio.2017

Jovens Pianistas Mostram Talento


O XII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, organizado pela Associação Pró-Música, terminou em apoteose. O palco do Auditório Municipal recebeu sábado, domingo e segunda-feira, 36 jovens pianistas de todo o país, que colocaram o seu talento nos ouvidos de um exigente quinteto de jurados: Fátima Travanca, Sofia Lourenço, Fausto Neves, Luís Pipa e Sergei Covalenco.
Mais de duas dezenas de diplomas foram atribuídos em seis categorias. Na categoria A (até aos 8 anos), venceu Alba Sousa; na B (até aos 10), Gil Oliveira; na C (até aos 13) 1º lugar ex-aequo Máximo Kilyetsun, Pedro Ribeiro e Rodrigo Teixeira; na D (até aos 16) não foi atribuído o primeiro prémio, sendo o 2º lugar entregue em ex-aequo a Afonso Barros e António Dias; na E (até aos 19) Pedro Alvadia; na F (até aos 24) José Ribeiro. Destaque ainda para a categoria B, onde os poveiros Afonso Amorim e Tiago Rosa arrecadaram o 2º e 3º lugar, respectivamente. Luís Henrique Stingl arrecadou o 3º lugar, na categoria D. Foram ainda atribuídas nove Menções Honrosas.
Pedro Alvadia arrecadou também o prémio para Melhor Interpretação/Peça Portuguesa e recebeu a réplica do pianista, uma escultura do artista Afonso Pinhão Ferreira.
Para Luís Amaro de Oliveira, um dos directores responsáveis pela organização do concurso, o balanço foi muito positivo: “Este ano tivemos um número considerável de alunos de todo o país, alguns filhos de estrangeiros a residirem em Portugal. Cada vez mais, os jovens pianistas procuram participar neste concurso que vai já na XII edição.
A excelência do júri, pelo seu grau de exigência, torna o concurso mais valorizado e faz com que os alunos concorrentes, que passam por este crivo, possam ter futuramente melhores oportunidades de carreira. Isso já aconteceu com alguns alunos que passaram por aqui e estão no estrangeiro a estudar e a dar concertos, o que nos satisfaz e orgulha. Queremos praticar uma concorrência saudável. Ganhar um prémio é sempre bom mas quando se chega a um concurso deste nível, participar já é muito importante”.
Também a diretora pedagógica da Escola de Música da Póvoa de Varzim, Emília Coelho, e o vereador da Cultura, Luís Diamantino, agradeceram o mecenato de algumas empresas que apoiam o festival, a colaboração prestada por todos os funcionários e professores, assim como aos pais, que apoiam os seus filhos numa atividade exigente como é a música. E quando ninguém mais nada diz, fala a música.

Notícia disponível In: A Voz da Póvoa/Cultura, edição impressa de 3.5.2017