quarta-feira, 29 de maio de 2019

XIV CPPV na Comunicação Social - Mais Semanário

Concurso de Piano da Escola de Música atrai espanhóis

Escola de Música premeia os melhores jovens pianistas do país
O XIV Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, promovido pela Escola de Música, decorreu nos primeiros dias de maio, entre sexta e domingo no auditório municipal. Este ano, o concurso contou com participações de Espanha.

Participaram mais de 40 alunos de piano de todo o país, com idades entre os 8 e os 25 anos (categoria A a F), que incluíram quatro jovens da Escola de Música da Póvoa de Varzim (no escalão A, ou seja, com 8 anos) e ainda 2 participantes vindos de Espanha, facto destacado por Luís Amaro, membro da direção da Escola de Música da Póvoa e responsável da organização. Ao longo de todas as edições, e já contando com esta 14.ª, passaram pelo concurso mais de meio milhar de jovens.

No discurso de encerramento, Luís Amaro, da direção da escola, começou pelos agradecimentos a encarregados de educação, professores, funcionários e patrocinadores, sem os quais "não seria possível" organizar o certame. E claro, aos alunos, que tocaram "com paixão, coragem e adrenalina, dando-nos momentos de genialidade com que nos continuam a surpreender".
O Concurso de Piano, não tem dúvidas Luís Amaro, contribui ano após ano para o "lançamento dos premiados no mundo artístico, para o enriquecimento da vida cultural da Póvoa e para o prestígio da nossa escola", enalteceu, antes de expressar: "Chegámos ao XIV Concurso com uma realidade já internacional, beneficiando concorrentes de todas as regiões do país, de Espanha e também dos filhos de estrangeiros, de diversas nacionalidades. que escolheram Portugal para viver".

"A excelência exige muita dedicação e trabalho"

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara e presidente da Associação Pró--Música, evidenciou "o trabalho extraordinário dos professores de piano e de todos aqueles que há 14 anos tornam este encontro possível, principalmente os patrocinadores". Mas acrescentou que, mesmo num dia em que não haja patrocinadores, "a Câmara estará cá e o concurso irá realizar-se normalmente, sem qualquer problema". Elogiou também os artistas participantes, porque "a excelência exige muita dedicação e trabalho". Do lado do júri, composto por Sofia Lourenço (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo | ESMAE), Fausto Neves (Universidade de Aveiro), Luís Pipa (Universidade do Minho) e Serghei Covalenco (Escola, Superior de Música da Moldávia), destacou-se o entusiasmo da Câmara da Póvoa de Varzim e os "inestimáveis profissionais" da Escola de Música que dão vida ao concurso. "Recebem-nos sempre de braços abertos e fizeram de nós parte da família". A terminar, uma palavra aos pais por apoiarem os seus filhos nesta área, até porque "a música é o alimento da alma'.

Jovens poveiros premiados
Quatro alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim decidiram participar neste concurso, e foram reconhecidos pelo júri. Maria Furtado de Sá recebeu o prémio de 3.° classificado na Categoria A, enquanto Luís Gonçalves, Matilde Leite e Pedro Simões, foram distinguidos com uma Menção Honrosa.

Galardoados
O Júri escolheu os seguintes vencedores: Francisco Miguel Quaresma Coelho Marinho Pina (Categoria A) Leila Pena Montes (Categoria B) Gil Rocha Oliveira (Categoria C), Rodrigo Josué Rodrigues Teixeira (Categoria D); José Francisco Quintas Vilar (Categoria F) que também venceu a Melhor Interpretação de Peça Portuguesa.

Notícia disponível In: Mais Semanário/Mais Sociedade, p. 8, edição impressa de 8.5.2019