quarta-feira, 29 de maio de 2019

XIV CPPV na Comunicação Social - A Voz da Póvoa

Alfobre de Talentos da Música
Concurso de Piano Promove a Excelência
por José Peixoto

José Francisco Quintas Vilar, com Fantasia-Polonaise Op. 61, de Frédéric Chopin, foi o grande vencedor do XIV Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, que decorreu no Auditório Municipal. Numa organização da Escola de Música da Póvoa de Varzim, o concurso teve início, na sexta-feira, com um recital de piano por Kateryna Titova, uma jovem ucraniana a viver em Berlim. No sábado e domingo aconteceram as provas finais nas categorias a concurso.

O júri, composto por Sofia Lourenço (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo), Luís Pipa (Universidade do Minho), Fausto Neves (Universidade de Aveiro) e Serghei Covalenco (Escola Superior de Música da Moldávia), atribuiu também a José Vilar o prémio de Melhor Interpretação Peça Portuguesa (uma estatueta em miniatura do Pianista, obra escultórica de Afonso Pinhão Ferreira).
Depois da interpretação das peças vencedoras nas respectivas categorias, o concurso encerrou com a entrega dos prémios a todos os laureados presentes: Francisco Pina venceu o 1.° prémio na categoria A (até aos 8 anos), Leila Pena Montes venceu o 1.° prémio na categoria B (até aos 10 anos), Gil Rocha Oliveira venceu o 1.° prémio na categoria C (até aos 13 anos), Rodrigo Teixeira venceu o 1.° prémio na categoria D (até aos 16 anos), Luís Carreira Poço obteve o 3.° prémio na categoria E (até aos 19 anos), José Vilar venceu o 1.° prémio na categoria F (até aos 24 anos), enquanto João Pedro Albergaria arrecadou uma Menção Honrosa.
Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador da Cultura e da Educação, destacou a razão que mantém o concurso de piano em alta: "Quero reconhecer o trabalho dos professores e de todas as pessoas e patrocinadores que tornaram possível a continuidade do concurso ao longo destes 14 anos. A excelência conseguida é fruto de muito trabalho, o que torna mais difícil as escolhas do júri. Também não posso esquecer o trabalho e o esforço dos pais dos excelentes executantes que participaram neste parto musical. Por isso, termino o agradecimento com uma frase de Mia Couto: O silêncio é música em estado de gravidez".

Luís Amaro, coorganizador do concurso de piano, fez um balanço positivo: "O concurso atingiu um nível muito elevado e este ano tivemos concorrentes que podiam perfeitamente integrar uma categoria acima da sua idade. Como novidade, posso adiantar que o vencedor da categoria F (José Vilar) vai abrir o próximo concurso de piano, em 2020. Agradecemos o imprescindível apoio de todos, concretamente da Câmara Municipal, e acreditamos que os patrocinadores também vão continuar a apoiar este concurso".

Notícia disponível In: A Voz da Póvoa/Informação geral, p. 12, edição impressa de 8.5.2019

Lua Nova
Maria Furtado de Sá conseguiu um brilhante 3.º Prémio na categoria A, até aos 8 anos, no XIV Concurso de Piano da Póvoa de Varzim. Nesta categoria, A Escola de Música da Póvoa de Varzim teve quatro concorrentes que terminaram as suas performances musicais no quadro dos eleitos. Luís da Costa Gonçalves, Matilde Pereira Leite e Pedro Pereira Simões receberam uma Menção Honrosa. Pelo elevado nível que o Concurso de Piano atingiu, estão também de parabéns os professores pela dedicação e empenho partilhados com os alunos.

Notícia disponível In: A Voz da Póvoa/Luas e marés, p. 16, edição impressa de 8.5.2019