XVI CPPV | Nuno Caçote

Jurado do XVI Concurso de Piano da Póvoa de Varzim

Nuno Caçote, depois de concluído o curso do Conservatório de música do Porto na classe da professora Maria José Souza Guedes, ingressou na ESMAE onde estudou com a professora Sofia Lourenço. Posteriormente licenciou-se na Hochschule für Musik und Theater de Hannover na Alemanha na classe do professor Markus Groh. Obteve o grau de mestre em piano – ramo performance na Universidade de Aveiro e desde 2015 é doutorado pela Universidade de Évora em Música - Ramo Interpretação (piano) tendo neste âmbito investigado a vida do compositor espanhol Pedro Blanco e interpretado a sua obra para piano. Frequentou cursos de Masterclass com Helena Sá e Costa, Vladimir Viardo, Tânia Achot, Paul Badura-Skoda e Jaroslaw Drzewiecki.


Foi distinguido com prémios em concursos nacionais de piano (dos quais se destaca o prémio especial comemorativo dos 80 anos do conservatório de música do Porto).

Como solista atuou com várias orquestras e agrupamentos musicaistrabalhando sob a direção de maestros como David Lloyd, Georges-Elie Octors, Ivo Cruz, Carlos Marques e Fernando Marinho. Enquanto pianista tem participação regular em diversos concertos, recitais, e festivais de música em diversos países.

Em conjunto com a Meio Soprano Joana Valente tem desenvolvido uma atividade concertística regular e, em 2021, este duo gravou o CD "Canção Portuguesa" que contém obras de Pedro Blanco e Rui Soares da Costa.

É frequentemente convidado para orientar cursos de aperfeiçoamento musical, para integrar conferências e palestras relacionadas com o ensino da música, e para integrar júris de concursos nacionais e internacionais de piano.

O seu trabalho compositor/músico/ator levou a que participasse em diversos espetáculos de teatro e programas de TV, colaborando regularmente com inúmeras companhias de teatro. É criador e autor de diversos teatros e musicais infantis, e escreveu o livro "Ritita e o Tablet" que aborda a temática do uso abusivo da internet pelos jovens.

Atualmente exerce funções de docente de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Aveiro) e é Professor Auxiliar convidado na Escola das Artes da Universidade Católica (Porto).